domingo, 7 de fevereiro de 2021

COMENTANDO UM TRECHO DO LIVRO: "O QUE FAZ VOCÊ SER BUDISTA?" de Dzongsar Rinpoche

 

Pode ser uma ilustração
Destaco o trecho:
***
"Essas quatro afirmações, ditas pelo próprio Buda, são conhecidas como “os quatro selos”. De modo geral, selo significa uma marca que confirma a autenticidade:
Todas as coisas compostas são impermanentes.
Todas as emoções são dor.
Todas as coisas são desprovidas de existência intrínseca.
O nirvana está além dos conceitos.”
***
Minha questão é:
Dentro deste “TODAS as coisas” está também o Nirvana? Ou o Nirvana é “outra coisa” ou mesmo uma “não coisa”? Se for assim em ambos os casos (outra ou não coisa) estará fora do conceito de TODAS! E neste caso alcançar o Nirvana seria, dualisticamente, sair fora desse “TODAS”, o que implica que não seria mais um ”TODAS” definitivo mas sim um “todas” relativo.
Mas se, ao contrário, se considerar que o Nirvana está também incluído em uma dessas tantas ‘Todas as coisas’, neste caso alcançá-lo seria conquistar um sossego conformado pois que, sendo posta a impermanência absoluta de TODAS as coisas e o Nirvana, sendo também uma delas, seria necessariamente impermanente e em última instância perecível.
Uma outra reflexão fundamental a destacar sobre o budismo é sobre a busca do estado de Buda - AQUELE QUE SE ILUMINA. Assim a questão é: Que luz é essa que ilumina o estado de BUDA? Está também dentro dessas “TODAS AS COISAS”?
Paulo Azambuja
4 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar


Nenhum comentário: