quinta-feira, 3 de abril de 2008

TEXTOS E CLIPS - ATUALIDADE DO CRISTIANISMO GNÓSTICO

Responsabilidade e Critérios de Conteúdo

Os clips aqui desenvolvidos, traduzidos, editados ou selecionados o são sob o critério e responsabilidade exclusivos de Paulo de Azambuja Rodrigues que aqui não está falando em nome de nenhum movimento ou instituição.

O material selecionado segue o critério pessoal de recolher temas que o autor do blog considera relevantes para formar uma coleção significativa sobre questões envolvendo a emergência de uma "nova consciência" e o limite e os desacertos pessoais e coletivos de nossa atual "velha consciência"; tudo isso sob uma perspectiva gnóstica, segundo entendida pelo autor e exposta nos seus três clips "Atualidade do Cristianismo Gnóstico".

O fato de um evento ou de um palestrante ser selecionado num clip , ou tendo um texto aqui citado ou traduzido não significa que o esteja classificando como "gnóstico" ou "dualista" ou qualquer outra categoria ou rótulo.

Significa tão somente que o que está sendo dito no escopo específico do vídeo ou do texto selecionado está sendo aqui considerado relevante aos objetivos de divulgação propostos pelo blog.

Objetivo

Os Clips "Atualidade do Cristianismo Gnóstico" que deram origem a esse blog estão disponíveis em 3 partes numa caixa ao lado cujos hiperlinks remetem para suas exibições em listas de reprodução do YouTube em minha conta: "Pauloaza3".

Recentemente lancei meu livro :"Atualidade do Cristianismo Gnóstico" com o texto ampliado relacionado com esses clips. Para acessar informações sobre esse livro clique na respectiva imagem da coluna da direita acima.

O cristianismo gnóstico é o cristianismo do princípio, dos primeiros séculos, e é na verdade a interpretação profunda do cristianismo. Essa interpretação existiu desde o princípio, foi depois muito perseguida quando a ortodoxia ganhou poder imperial - o poder romano - a partir do século III, mas, no entanto, nunca deixou de existir. Na atualidade ele ressurge, e aparece como uma novidade. 

Nosso objetivo com esse trabalho é divulgar livro e clips apresentando o cristianismo gnóstico do princípio como uma proposta poderosa para a formação de um novo sistema de crença que, acreditamos, será fundamental para a solução da crise planetária que ora passamos. 

Desse modo, esperamos que os fundamentos aqui apresentados gerem seus frutos, pois esse é o objetivo e a expectativa que motivou a elaboração desse trabalho.
Meu email é: pauloaza2@gmail.com

Observações

Aqueles que desejarem maiores aprofundamentos sobre o gnosticismo em seus ensinamentos e praticas nos dias atuais sugerimos acessar o site: