sexta-feira, 26 de outubro de 2018

FUNDAMENTOS DO CATARISMO PRÁTICO ATUAL - UMA NOVA ATITUDE DE VIDA

COMUNIDADES CATARAS XXI

Com o aumento das divulgações sobres os Cátaros XXI que faço por meu grupo do Facebook tenho recebido textos e opiniões, algumas procurando antepor uma visão histórica do catarismo, tentando dizer que é o passado e não o presente vivo manifestado a que se refere o catarismo. Confinam assim sua participação “cátara” a grupos de estudos, palestras, pesquisas esotérico-acadêmicas e coisas desse tipo.

Em contrapartida a esses textos há a uma vasta literatura do padre Juan de San Grial que está disponível aos que quiserem pesquisar o presente vivo do Catarismo XXI. 


Mas é a experiência prática e o convívio com nossos irmãos CátarosXXI, que tive a oportunidade de testemunhar, que demonstram claramente este catarismo vivo atual. Com esse convívio vamos nos deparar com irmãos e irmãs que com poucos anos de vivência cátara já demonstram, em uma atitude de vida evidente, livre e constante, sua clara evolução nos degraus do caminho cátaro: catarse, pureza, sobreiluminação... e isto se dá pela afinidade imediata e intensa, em adesão de coração, à presença irradiante do ungido Padre Juan e sua Igreja Branca manifestada.

Já participei por décadas de grupos espirituais dualistas e por mais que nos “esforçássemos” não lográvamos estabelecer, de modo constante, livre, claro e despretensioso, uma relação harmônica que não tivesse sempre que recorrer, para seu equilíbrio instável, a atitudes distantes, formais e convencionais, a rituais e a constrições hierárquicas estabelecidas. Era a tão proclamada "atitude de vida/novo estado de consciência" muito almejada e nunca alcançada.

Na época anterior (secXX), “pisciana”, nos conformávamos com isso pois: “era assim o que podia ser, e não mais”. 


Mas agora, nada menos que um convívio intenso sob os predicados cátaros acima citados e com participação ativa e livre de todos em todas as atividades pode resultar num trabalho que se estabeleça como realmente espiritual.

Portanto, sugiro esse processo direto, não literário e muito prático, para se verificar o grau de “catarismo” de seu grupo espiritual.


Paulo Azambuja