sábado, 9 de fevereiro de 2013

APERFEIÇOAMENTO x TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA



Vou aqui primeiro reproduzir um texto muito importante do Prof Helio Couto, que trouxe do facebook, e em seguida colocar um texto meu: “Aperfeiçoamento x Transformação de Consciência”

Vamos então primeiro à reprodução do texto do Prof Helio Couto: 

CIÊNCIA DA COMPLEXIDADE

Algumas pessoas não perceberam a mudança que ocorreu e está ocorrendo após 21 de dezembro de 2012. Foi lançado recentemente um livro que dará uma nova perspectiva para essa questão.Recomendo o livro “O colapso de tudo” de John Casti, Ed. Intrínseca.

O livro trata o problema de sistemas com complexidades diferentes e que interagem entre si. Quando dois sistemas adquirem complexidades muito distintas, abrindo um fosso entre eles, é inevitável que haja um ajuste para diminuir essa diferença. 

É um livro excelente para entender várias dinâmicas em ação no mundo de hoje. Relata dez possibilidades em curso, que forçosamente terão de serem resolvidas.

Ficará claro com a leitura que muita coisa está acontecendo no mundo e que a maioria das pessoas nem percebe. É o tipo de coisa que não dá audiência e não é divulgado. Até que o evento ocorre e ai já é tarde.

A humanidade entrou por um caminho em que vários sistemas vitais adquiriram extrema complexidade e que continuam aumentando. A consciência da humanidade no entanto, não acompanha essa complexidade crescente e isso terá conseqüências trágicas se não for corrigido a tempo. 

Esse é o problema que está se tentando resolver com a nova freqüência que está sendo recebida a partir de 21 de dezembro de 2012. Somente com a expansão da consciência da humanidade, aumentando seu grau de complexidade, essa diferença poderá ser diminuída e evitar-se-á uma catástrofe. 

Todos os cenários descritos no livro são capazes de levar a humanidade de volta à idade da pedra ou pior. E estão em andamento. Vários deles as pessoas já estão sentindo nas suas vidas, mas não percebem isso. 

Que estão inseridas num contexto de complexidades diferentes que são impossíveis de continuar por muito tempo mais. Isso já está feito. 

Não há retorno. Esses sistemas de complexidades extremas já são vitais para a sociedade humana. Não podem ser desligados. E cada dia mais aumenta sua complexidade. Do lado dos humanos nada acontece e acham que a coisa mais normal é conviver com esse aumento de complexidade constante. Como se isso fosse durar eternamente. 

Como se diz: “Quem não aprende com a história tende a repeti-la”.

Só existe uma solução que não seja trágica. O aumento da complexidade da consciência dos humanos. Com isso eles serão capazes de administrar e resolver a complexidade dos sistemas em que estão envolvidos. 

E chegou-se nesse ponto por pura ausência de vontade de pensar no que estava acontecendo ou evoluindo. E agora o problema é imediato e inescapável. 

A nova freqüência do dia 21 de dezembro de 2012 é a derradeira tentativa de encontrar-se uma solução benevolente para esta sociedade. Ainda há tempo, mas ele urge. 

Minha visão é otimista. Existe solução, mas é preciso agir agora. Ainda é possível resolver isso, mas deixar para amanhã será tarde. Cada um escolhe em que realidade quer viver. Esperamos que essa escolha seja consciente.

Dentro de alguns meses isso ficará muito claro. Não há mais possibilidade de jogar tudo para debaixo do tapete e continuar como se nada estivesse acontecendo. 

A catarse global acontecerá de qualquer forma. Ela pode ser tranquilamente assimilada e alçar-se um novo patamar de complexidade ou pode haver mais resistência por parte dos humanos; e assim a catarse durar muito tempo. Quanto mais tempo a catarse dura mais problemas aparecem. 

A melhor opção é aceitar a mudança, mudando a visão de mundo e passando a ser parte da solução. Sempre insistimos que a mudança pode ser fácil e benevolente. 

Basta uma mudança de consciência. Mudar a forma de ver a vida, o universo, etc.. Esta expansão de consciência é fácil de obter. Basta pensar. Existe material mais do que suficiente para que todos possam evoluir. Livros, filmes, documentários, etc.. 

Mas, é preciso pensar e analisar. E em seguida agir de acordo com a nova consciência da realidade. 

A omissão será desastrosa. É imprescindível tomar uma atitude. E agir. A maioria dos humanos precisa urgentemente expandir sua consciência. 

E para isso é preciso que cada um passe para o próximo a consciência do novo paradigma. Entender o que está acontecendo é o primeiro passo. Nesse aspecto o livro de Casti é o primeiro passo. 

Boa leitura.

ProfHelioCouto

Link para livro em PDF:

***

Agora coloco a minha complementação:

APERFEIÇOAMENTO x TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA

As transformações de consciência não devem ser confundidas com o aperfeiçoamento de consciência.

O aperfeiçoamento de consciência é linear e pode ocorrer com um certo treinamento mental e da vontade. Mas é LIMITADA e na verdade não modifica substancialmente nada. 

É como quando você tem uma doença crônica com vários sintomas inconvenientes e então procura medicamentos que mascarem o desconforto. A doença CONTINUA LÁ e no devido tempo voltará com uma sintomática ainda mais forte.

Já a transformação de consciência é descontínua, se quiser você pode chama-la de “quântica”, e ocorre a partir do saturamento das possibilidades de manifestação da velha consciência, que em determinado momento “explode” em caos, dando espaço para que cosmicamente - crísticamente - esse espaço seja preenchido pela estrutura da Nova Consciência.

Para ilustrar essa situação veja o vídeo abaixo: "Eckhart Tolle - Sobre o Seu Despertar".

O processo atual muito bem descrito no texto apresentado acima afeta tanto o cosmo quanto o microcosmo e é um processo amplo de substituição de consciência. 

Sendo assim, por não ser inerentemente linear e sim “quântico”, descontínuo, não pode deixar de passar pelas fases de “explosão” e “caos” que é a demolição do edifício da velha consciência para limpar o terreno para a construção da Nova.

Quando uma criança infeccionada tem febre podemos ministrar algum anti-térmico para atenua-la quando ela chega a mais de 39 graus para não deixar que essa exacerbação da cura (que é a febre) acabe afetando as estruturas do cérebro da criança. 

Mas não devemos eliminar a febre pois, por mais desagradável que seja, é a febre que em última instância vai curar a infecção.

Do mesmo modo as transformações atuais, como terão que ser grandes transformações, terão também que produzir grandes sintomas por mais desconfortáveis que sejam. 

Podemos mediante atitudes positivas de nossa velha consciência (é a única que temos) e contando com suas conquistas tecnológicas tentar ministrar uma certa dose de “anti-térmico”.

Mas CUIDADO!

Se embarcarmos numa mentalidade de manipulação forçante do tipo Nova-Era-Tudo-Bem ou apelarmos para artifícios materialistas politico/científicos do tipo: manipulação da atmosfera (chemtrails, HAARP), manipulação da economia (intervenções artificiais na moeda e no mercado), manipulação da política mundial (clube dos 20, Bilderberg group, exacerbação artificial de conflitos, etc) ou manipulação da mídia, só contribuiremos para, talvez após um pequeno adiamento, uma muito maior exacerbação da inevitável mudança, produzindo uma situação mundial e pessoal ainda mais explosiva e caótica. 

Não nos esqueçamos nunca que a pior coisa que pode acontecer com o mundo é ele ficar como esta. 

Paulo Azambuja