quinta-feira, 29 de outubro de 2015

“O Enem da Consciência”




Dissemos em “Atualidade do Cristianismo Gnóstico - Limites”:

“E esses limites nos levam a um Planeta em crise. Mesmo a contragosto temos que conviver com essa crise que afeta a todos, tanto a nível físico como psicológico. Estamos, profundamente envolvidos, e assim temos que equacionar essa crise, entendê-la visando solucioná-la em sua real profundidade.

A humanidade e cada indivíduo da humanidade perdeu a sua capa moral.

Portanto, resta o vazio! E esse vazio explode em exacerbações: nos vícios, na ganância desmesurada, na hiperatividade física sensual, no ódio, no caos, na violência e na falência de discernimento. Portanto somos todos nós as grávidas que vemos nossa próxima geração com grande preocupação e angústia.

Estamos numa crise de limite de consciência. Tudo o mais são os sintomas dessa crise.”

Pois bem e isso colocamos no livro em 2008. Agora já acabamos de prestar a fase classificatória do nosso vestibular, do nosso “Enem de Consciência”. 

E a matéria que cai nessa prova não tem nada a ver com testar nossa erudição científica, teológica ou esotérica. Aqui estamos sendo testados quanto ao resultado final da nossa formação consciencial nesse grande ciclo da roda do mundo de "César", de Authades, do Demiurgo. 

As coisas que se nos apresentam nesse vestibular, nesse “julgamento”, são verificações de como nós nos entendemos e de como entendemos o mundo e seu estado atual, repleto de acontecimentos explícitos chocantes, mas muito didáticos e esclarecedores, para verificar se nosso Estado de Consciência consegue perceber os limites de todas as coisas daqui, e só assim estar apto para reagir convenientemente às etapas que nos confrontarão com a próxima Grande Transição, tanto interna e externa. 

Está sendo verificado se somos as noivas néscias ou as noivas sábias a espera do noivo. As néscias, passivas, alienadas, de dentro de seu quarto escuro e trancado, contam com que alguma dedução lógica, intuição mística ou algum deus lhes avisará da chegada do noivo, enquanto que as sábias escancaram sua janela e olham o mundo ao seu redor bem sabendo se focar no horizonte da verdadeira estrada pela qual o noivo virá, pois seu discernimento desenvolvido aprendeu eliminar todos as demais falsos caminhos, até os mais atraentes. 

Agora o Enem Espiritual já disponibiliza sua lista e, para os olhos e os ouvidos que querem perceber, mostra quais as reprovadas, as Consciências-Joio: sem discernimento, omissas, atarantadas, vociferantes, enlouquecidas, raivosas, confusas, apáticas...; e quais as Consciências-Trigo, as que seguirão em frente, as noivas vigilantes que em tempo já acenderam suas lamparinas pois souberam perceber, discernir objetivamente e atentas ao mundo, as longínquas nuvens de poeira no horizonte da estrada, mostrando a iminente chegada do noivo. 

Paulo Azambuja