sábado, 27 de julho de 2013

A ÚNICA ECLÉSIA UNIVERSAL DE CRISTO


A partir de um assunto postado no facebook que a figura acima sintetiza foram postos alguns comentários que trago mais abaixo aqui para o blog.

Mas primeiro vamos colocar um trecho (esse trecho não constava do assunto postado no facebook e portanto não foi objeto dos comentários mais adiante colocados) do livro Atualidade do Cristianismo Gnóstico que também pode ser visto a partir do 25:46 no clip: “Atualidade do Cristianismo Gnóstico - Fundamentos 1 - O Universo da Criação”:

A Única e Santa Igreja Universal doadora de toda a verdade
Aqui precisamos ter um grande cuidado na interpretação desse parágrafo, porque a ortodoxia também se diz única santa e universal. Não é com esse sentido ortodoxo que estamos declarando essa idéia. A idéia gnóstica de Eclésia universal é uma idéia não institucional.

Você poderia perguntar, a comunidade tal é a Eclésia universal? Nós diríamos, não. Mas então a sua comunidade não é a Eclésia universal? Nós diríamos, não.

Uma comunidade é tanto mais espiritualmente genuína quanto ela se dignifica na ligação com a Eclésia Universal e tem seus grupos trabalhando sob e com Ela. Mas nenhuma comunidade manifestada, por si só, é a Eclésia! Não há endereço nem no espaço e no tempo para essa única e santa Igreja universal. Ela é única, à disposição do mundo e de todos aqueles que, como diz o prólogo do evangelho de João, a reconhecerem e que, desse modo, serão novamente filhos de Deus.

A Eclésia universal e a sua Fraternidade operadora são geradas pelo espírito e pelo fogo de Deus. Não é, portanto, nenhuma instituição específica registrada em cartório. A ligação e a sucessão da Eclésia no mundo e nas criaturas se faz pela medida de seu anelo, devoção e participação.

A Fraternidade da Vida – a Única Comunidade Mística
Existe operando nessa única Eclésia universal uma única Comunidade Mística. Um Corpus Cristi, uma Fraternidade Angélica de Cristo. Aqui não estamos falando de um personagem histórico, mas sim do Cristo cósmico. Estamos falando de seres do Uni-Verso, em plena evolução, operando em apoio à manifestação da Eclésia. Na verdade essa manifestação é útil e acontece não só no Uni-Verso, mas também, como veremos depois, no Uni-Reverso. 
No Uni-Verso a Eclésia se manifesta para uma verdadeira evolução.”

Passemos aos comentários: 

Gilmar Coimbra: Temos que tomar muito cuidado com o que dizemos, principalmente quando está no país o representante. - Não me escapole neste momento uma frase "católica", do Latim CATHOLICUS, “geral, universal”, do Grego KATHOLIKOS, da expressão KATH’HOLOU, “no geral, globalmente”, de KATA, “sobre”, + HOLOS, “inteiro, total”.
Veja o site: http://origemdapalavra.com.br/palavras/catolico/), que diz: "O Reino de Deus está dentro de vós"! Muito grato pelos préstimos.

Helio De Azambuja Rodrigues : A fé sempre foi o mais importante. As religiões são efêmeras, serviram a muitos propósitos a maioria escuso. Tivemos deuses para tudo e para todos. Na crença do Deus único, procurou-se responsabilizar um só Ser. Daí para formalizar padrões e responsabilidades foi o caminho fácil para promover guerras e ocupações de territórios, acumulou-se riqueza, tal qual fazem hoje os dissidentes da Igreja Católica e que ela mesma continua promovendo. Nosso povo é bom e todos precisam acreditar e responsabilizar um Salvador, entregamos nosso futuro desconhecido nas mãos de alguém em quem acreditamos e que queremos que seja justo e misericordioso, principalmente com nossas faltas e falhas. Chegaremos sim ao paraíso, não pela mão do Salvador e sim pelo conhecimento e respeito ao próximo. Promovendo a substituição do instinto pelo conhecimento, pela razão e pelo pensamento elevado aos propósitos maiores do que aqueles iniciais nos passos da humanidade no texto "Preservar para Evoluir" me parece estar um inicio deste caminhar baseado nas ações de cada um para a purificação do Sopro Divino.

Paulo De Azambuja Rodrigues: Sim temos mesmo que tomar muito cuidado! Palavras tais como: Judeu; Islamismo; Messias; católico; Jesus; e tantas outras que se queira usar tem certamente sua etimologia. Mas qualquer um ou qualquer grupo em qualquer momento da história pode atribuir a si tais palavras levando - legitimamente ou NÃO - o seu sentido e o seu valor. 
Mas não é o NOME, mas sim a AÇÃO: “Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor' entrará, no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a VONTADE de meu Pai. (Mateus 7)”.
Realmente, há uma ÚNICA ECLÉSIA UNIVERSAL DE CRISTO. Mas devemos entender lhe o profundo sentido: O que é a Eclésia Universal? Quem é JESUS CRISTO? - Aquele que “é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. (Hebreus 13:8)”. 
A busca desse conhecimento - Gnósis - depende só de você, consigo mesmo, empreender uma profunda auto procura tanto histórica como espiritual - sem interferências de gurus, dogmas, concílios, bulas e livre das inebriantes arapucas emocionais. 
É preciso realçar que Jesus não foi o fundador de nenhuma instituição religiosa. O próprio Leonardo Boff já teve a oportunidade de escrever sobre isso.