terça-feira, 17 de novembro de 2015

"Existe Enquanto Dura" - Uma confirmação Científica...

Efeito do Observador confirmado: átomos não se movem se você estiver olhando

Amigos: 


Trago aqui uma experiência científica recém divulgada e que a meu ver é da mais alta importância e assim além de te-la compartilhado e comentado no FB também a estou colocando aqui no blog para mais ainda divulgá-la e para te-la bem arquivada.

A cada constatação teórica da ciência seus financiadores logo se interessam pelas possíveis aplicações em tecnologia que daí possam resultar e o valor do demonstrado vai mais por essas possibilidades práticas. 

Certamente não é esse o aspecto que me interessou.

Hoje, bem a propósito, estava revendo um artigo que editei aqui no blog em 17/11/2013: "Ai de Vós Escribas e Fariseus Hipócritas!" cujo trecho, que destaco a seguir, tem muito a ver com o que estamos tratando aqui: 

"Portanto sei, respeito e estou muito atento ao fato de que minha vida atual - nessa dimensão - (SIM estou e estamos AQUI - não é mentira não!) não é como se diz imprecisamente tão somente uma "ilusão" a ser deixada pra lá. Embora certamente seja transitória e limitada, como cristão tenho que entender que minha alma desceu "aos infernos" ou mais apropriadamente "à transitoriedade, à limitação intrínseca" dessa dimensão e está agora aqui com um objetivo de DAQUI, DESSE MUNDO E COM ESSE MUNDO (não o abstraindo e nem fugindo dele - e, de resto, pensar que se possa faze-lo, isso sim, é a verdadeira ilusão dos "nova-era-OMMM"), permitir e atentar para que seja construído o caminho de LIBERTAÇÃO - TANTO DA ALMA (O NOVO HOMEM) QUANTO TAMBÉM DO MUNDO (O NOVO MUNDO). E isso não se faz com indiferença sobre muitas das "coisas" que pessoal, psíquica e socialmente se nos apresentam AQUI, exigindo-nos posições e atitudes práticas e não fugas, quer sejam por drogas ou por alienação falsamente religiosa ou esotérica."

Resumo então meu interesse nesta comprovação científica: 

"Ilusão ou realidade? Desfaz-se a questão. 
Parafraseando Vinícius: “Existe enquanto dura” (a nossa interação consciente)

Talvez essa conclusão científica saída do forno não nos mostre logo, claramente, sua fundamental importância filosófica e existencial. 

Mas ela realmente bate perfeitamente com o que entendemos como visão do cristianismo gnóstico original em relação a necessidade de "Estar no mundo embora não Ser do mundo" ou de "Dar a César o que é de César". 

Desse modo a ciência aqui, sob uma ótica gnóstica, nos permite avaliar e relativizar a propriedade da formulação, muito popular esotericamente, que propõe esse mundo como sendo um "nada" ou uma "ilusão", formulação essa muitas vezes decorrente da má tradução, má semântica ou mesmo de um fraco entendimento filosófico-espiritual de postulados orientais profundos, mas mal importados e mal entendidos para uma mentalidade ocidental." 

Paulo Azambuja

O Artigo: 
Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/11/2015

Efeito do Observador

"Há poucos dias, em um experimento histórico, físicos finalmente mostraram de forma incontestável que Einstein estava errado ao menos em uma de duas de suas ideias fundamentais, uma delas envolvendo as incertezas e as leis probabilísticas da mecânica quântica.

Para não deixar margens a dúvidas, outra equipe finalmente demonstrou de forma inequívoca uma das previsões mais estranhas da teoria quântica - a previsão de que um sistema quântico não pode mudar enquanto o pesquisador o estiver observando, confirmando que o observador de fato influencia os experimentos quânticos.

Segundo os físicos da Universidade de Cornell, nos EUA, responsáveis pelo experimento, esse comportamento quântico foi bem ilustrado na série Dr. Who pelos "Anjos Lamentadores", criaturas predatórias que assumem a forma de estátuas e que apenas se movem e atacam quando não estão sendo olhadas..."

Isto é: a indistinguibilidade, a elusividade - mais cientificamente falando - a incerteza quântica, torna-se manifestada, isto é passa a existir enquanto sob uma consciência observadora. 

Veja o artigo integral: